quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Indicadores do €



Os principais indicadores macroeconómicos não sugerem nenhum problema para a zona euro, como um todo. até pelo contrário, já que a região tem uma conta corrente equilibrada, o que significa que tem recursos suficientes para resolver os seus próprios problemas de financiamento público. Aliás, neste aspecto, a zona euro destaca-se positivamente quando comparada com outras grandes potências cambiais, tais como os estados unidos da américa ou, mais próximo, o reino unido, que têm défices externos e que, por isso, dependem de entradas continuadas de capital.

Da mesma forma, em termos de política orçamental, a média da zona euro é comparavelmente forte. Tem um défice orçamental bastante mais baixo do que os eua (4% do pib para a zona euro, que compara com quase 10% do pib norte-americano).

A depreciação da moeda é outro sinal da fraqueza que costuma anteceder o declínio e a queda. mas, novamente, este não é o caso da zona euro, onde a taxa de inflação continua reduzida – e abaixo da inflação nos eua e no reino unido. Além do mais, não há nenhum perigo significativo de uma subida da inflação. Os pedidos para aumentos salariais continuam tímidos e o banco central europeu (bce) irá enfrentar uma baixa pressão para financiar os défices, dado que estão em níveis reduzidos e estima-se que venham a desaparecer nos próximos anos.


Fonte:
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=530565

Sem comentários:

Enviar um comentário