terça-feira, 10 de julho de 2012

O Portugal da equidade



Enfermeiros vão ter ordenado mínimo de 1020 euros


notícia aqui


E para o resto dos profissionais? Onde está o tribunal constitucional agora?

E ainda há quem rotule este governo liberal... Eu rotulo de um socialismo empobrecedor e confrangedor digno de uma tragicomédia.


8 comentários:

  1. LOL

    Então o Paulo Macedo é bom ministro, é o melhor que o governo tem, tretas.

    O gajo é uma merda. Isto é uma vergonha.
    Mas conseguimos aqui ver o poder do lobby da saúde.

    Maior desilusão de sempre, diziam ser liberais afinal são Bolcheviques.

    Cada vez mais penso que a unica solução é o Estoiro do país,

    Existe um desrespeito pelo cidadão português brutal, cada vez existem mais trabalhadores a ganhar menos, cada vez mais no ordenado minimo, porque o Sector privado não consegue oferecer mais, menos crédito fácil, muitos mais impostos, países clientes em dificuldades, etc..

    E vem este merdas oferecer o que o país não pode dar? Como diz o Tiago deficit ZERO.

    Mas o que se há de fazer

    ResponderEliminar
  2. Nem mais Filipe! Parabéns pelo teu comentário na Porta da Loja.

    ResponderEliminar
  3. E o pior é que não foi preciso muitos dias desde a decisão do tribunal para o Portugal da equidade e da hipocrisia vir ao de cima.

    ResponderEliminar
  4. O que o país não pode dar são salários acima de 1020 euros a ninguém. Tudo a ganhar menos que isso já. Até os que pensam que são indispensáveis pela lei do mercado... uma bela treta! Na publicação em DR é que se vê quem é que leva as pensões chorudas para casa e na sua grande maioria não são enfermeiros (e os que chegam às médias de 2000 euros/mês por exemplo, educadores de infância e docentes do 1-º ciclo e afins tiveram de trabalhar em muitos fins-de-semana, feriados, natais e fins-de-ano, por turnos, muitas vezes 60 horas por semana... com bancos de horas ilegais desde sempre, risco e penosidade relacionado com o stress tóxico hospitalar que não é propriamente o mesmo que trabalhar atrás de uma secretária com um portátil). Acreditem que esse valor para licenciados que trabalham em ritmos de trabalho que alguns operários fabris nem sonham. Que almoçam e jantam muitas vezes a nível hospitalar em menos de 30 minutos comida de marmita ou semelhante, que raramente descansam 10 horas entre turnos, que têm turnos de 16 horas consecutivas, com horários arrítmicos que não respeitam a legislação (na privada a inspeção GT daria pesadas multas a essas empresa, mas na AP ninguém quer saber)... Têm de reconhecer que até chegar aos enfermeiros ainda têm de cortar muito para equiparar o que acrescentamos de valor com o nosso trabalho e produtividade à sociedade. Gostaria que o SNS e Unidades Privadas de saúde Hospitalares por 1 mês trabalhassem rigorosamente sem nenhum enfermeiro (e poupassem integralmente essa remuneração) para reconhecer ou não, no limite, a nossa função essencial. Há injustiça neste comentários. Analisem, por favor, as contas do Ministério da Saúde, assim como, do ME e Ensino Superior. O dinheiro em quantidade não é destinado aos enfermeiros considerando a relação número/ formação académica (técnicos superiores).

    ResponderEliminar
  5. O lado negro do neo-liberalismo

    Económico:

    Alguns profissionais dos serviços administrativos de centros de saúde de Lisboa foram convidados a trocar contratos de trabalho por ordenados mais baixos a recibos verdes. A empresa de trabalho temporário E-Sycare está a recrutar pessoal para estes serviços de forma a substituir quem não aceita as novas condições.
    O Económico falou com várias pessoas nesta situação, de diferentes centros de saúde de Lisboa, mas nenhuma das fontes aceitou ser identificada com receio de represálias.

    Está cá tudo: o regabofe socialista que dá nestas coisas, fatalmente. A reacção contra o socialismo que sendo acéfala qb aceita logo a proposta em reverso, passando do oito para o oitenta. A escolha dos "privados" gulosos que se guiam por princípios e valores sem qualquer moral que não seja a do lucro imediato. A opção por esquemas neo-liberais que redundam em prejuízo desnecessário para pessoas que não foram autoras do regabofe e apenas o aproveitaram.
    A conivência dos novos senhores com esses esquemas que adoptam como se fossem a última moda.
    Por fim, a desgraça.

    - posted by josé @ 5.7.12 19 comments - portaldaloja

    ResponderEliminar
  6. A minha objeção não diz respeito à classe dos enfermeiros mas sim ao modo operandi do governo, uma infantilidade brutal.

    Estabelecer salários mínimos por classe, seja ela qual for, é ridículo e já agora me parece inconstitucional pois revela uma tremenda falta de equidade pelas restantes carreiras e profissões.

    ResponderEliminar
  7. Por vezes as pessoas confundem as coisas,

    Nada me move contra enfermeiros, médicos, etc...

    Não acho que 1000€ para um enfermeiro seja muito nem pouco, isso é um juízo de valor, coisa que procuro não fazer.

    A realidade é que existe excesso de enfermeiros, muitos são pessoas que tentaram ir para medicina e não conseguiram e seguiram para Enfermagem.


    Sou contra é planeamento central, o estado hoje é apenas um destribuidor de beneces a uns em detrimento de outros.

    ResponderEliminar
  8. Acho que anda é um bocadinho desinformado.
    Não sei se sabe mas os enfermeiros eram a única classe profissional no setor público que não auferia segundo a tabela de técnico superior que tem uma carreira. Portanto como licenciados que são agora recebem pela tabela que todos os outros licenciados em inicio de carreira recebem na administração pública.
    É só isto.
    Que escândalo! socialistas...
    Só mais uma coisa, vocês aqui muitas vezes parecem aqueles esquizofrénicos do tea party que qualquer coisa é socialismo ou marxismo.
    Tenham tento e sejam mais rigorosos porque quem vocês estão a ofender são os socialistas e marxistas e não outros

    ResponderEliminar