sábado, 7 de julho de 2012

Quadro universidades (FI/FR/GR/ES/UK/PT)



Milhões de habitante
Total de universidades
Universidades por milhão de habitantes
Finlândia
   5,26 
42
8
França
        65,6      
338
      5      
Grécia
        10,7      
38  
       3,6      
Espanha
        47        
105
          2,2          
Reino Unido
63
176
          2,8          
Portugal
10,5
121  
     11,5           



Fonte aqui


5 comentários:

  1. Excelente "post". Politécnicos e universidades nos próximos anos vão ter mesmo que fechar... e muito bem! Na AP representa uma elevada despesa pública. Espero que o governo comece por aí... para além de reduzir significativamente as vagas de acesso. Manter apenas pólos dem exceleência na investigação, preferencialmente, aplicada. Já se poupavam uns milhões... os interesses são mais do que muitos e esta gente é letrada. Vai ser difícil... É mais fácil despedir 7 auxiliares a ganhar o ordenado mínimo do que um Prof universitário ou do politécnico.

    ResponderEliminar
  2. Uma autêntica barbaridade.
    Vivendi, ainda bem que arranjaste este quadro comparativo porque reforça as nossas ideias sobre esta matéria. e de que maneira

    ResponderEliminar
  3. O quadro compara o número de universidades por milhão de habitantes, mas não tem qualquer informação sobre a dimensão delas. Será que as universidades que temos não terão é uma dimensão muito pequena comparativamente com as universidades dos outros países do quadro?
    Por exemplo, se quisermos tirar um curso de engenharia na região de Lisboa, quantas universidades temos disponíveis? IST, FCT, ISEL e universidades privadas.
    Se outras universidades seguirem o exemplo da UTL e da UL, fundindo-se e dando origem a uma universidade com uma dimensão maior e agregando centros de investigação nas mais diversas áreas, para além de termos uma presença internacional mais forte em termos de investigação, já iria influenciar o rácio apresentado.

    ResponderEliminar
  4. Caro anónimo, aguardamos todos pelas decisões políticas que sugeres.
    Também não acredito que tenhamos mais alunos nas universidades por milhão de habitantes do que nos outros países, logo o que há universidades a mais. Pequenas, mas a mais.
    E lá por serem mais pequenas não significa que sejam mais baratas

    ResponderEliminar
  5. É um trabalho que deve ser levantado pelas entidades. Mas alguma coisa não está a bater bem. As estruturas custam sempre dinheiro e os funcionários também. Se os problemas de Portugal não fossem tantos o blog até se dedicava a pesquisar mais fundo sobre este assunto.

    ResponderEliminar